segunda-feira, 19 de junho de 2017

Desejos



Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2.22

Todos temos muitos desejos. A juventude é a fase da vida em que provavelmente mais desejamos. Como ainda não construímos quase nada na vida estamos cheios de desejos. Queremos estudar, fazer muitos amigos, conseguir uma boa profissão, um bom casamento, alguns querem ser famosos, etc.
Desejos que podemos considerar bons e naturais a todos os jovens. Mas Paulo alerta Timóteo sobre os desejos malignos dessa fase.
Vamos listar apenas alguns desses desejos malignos:
1- desejo de independência.

Há momento para tudo em nossas vidas (Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3.3), mas a vontade de ser independente pode chegar muito cedo. Vemos muito hoje em dia adolescentes que brigam com os pais pela vontade de fazer o que dá na cabeça sem prestar a eles satisfações. Alguns chegam a fugir de casa e depois que acabam seus recursos têm que voltar cheios de vergonha para casa.

2- desejo de diversão sem limites.

Diversão é bom, mas a vida não é somente festa. Temos algumas responsabilidades. Alguns querendo se divertir cada vez mais sem responsabilidade partem para as drogas e o álcool. Pequenos momentos de prazer podem levá-los a dependência química, a acidentes de carro e mortes idiotas por overdose.

3- desejo de sexo antes do casamento.

Hoje isso é normal na sociedade, mas não na vida dos cristãos.

Sexo sem compromisso ou mesmo com aquele namorado que você ama só te afasta de Deus. O Senhor criou o sexo para o casamento. E não há outra forma de vivê-lo de forma plena. Só podemos nos enganar e destruir quando nos envolvemos sexualmente com alguém com quem não somos casados. Um dia essa pessoa vai embora e ficamos marcados por ele para sempre.

Alguns dos desejos bons como a profissão e o casamento podem também se tornar malignos quando vividos de forma errada. Quando nos esquecemos de Deus e colocamos esses desejos no centro de nossa vida. Quando abandonamos a moral e a ética para alcançá-los.

Paulo diz que devemos fugir desses desejos.
O desejo é algo que vem do nosso interior. É difícil controlá-lo porque ele não é uma força exterior a qual basta não darmos atenção. O desejo se dá dentro de nós e é ele que nos tenta (Cada um, porém, é tentado pelo prórpio mal desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Tiago 1. 14NVI)
Se desejamos algo ruim, que vai contra a vontade de Deus precisamos fugir desse desejo. Livrar nossos pensamentos dele e não permitir oportunidades para realizá-lo. Contamos com a promessa de Deus:
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.1 Coríntios 10:13
Paulo ainda dá uma dica, precisamos substituir os desejos maus pelos bons. Ele nos manda seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. Não basta desocupar a mente dos maus desejos é preciso substituí-los, afinal mente vazia...
Também não podemos fazer isso sozinhos. Não é fácil fugir daquilo que vem do nosso interior e que nos tenta. Precisamos encontrar pessoas que estão tentando fazer a coisa certa também. Pessoas que invocam a Deus. Esses são nossos amigos da igreja. Por isso é tão importante termos comunhão com nossos irmãos da igreja. por isso fica tão difícil vencer as tentações quando ficamos muito tempo afastados da igreja.

Apesar dos nossos erros, precisamos nos unir para buscar juntos ao Senhor Deus. Coração puro não aquele que não erra, mas aquele que quer de verdade acertar.

Nenhum comentário: